O Sistema de Intermediação de Mão de Obra (SIMM), administrado pela Secretaria Municipal do Trabalho, Esportes e Lazer (SEMTEL), informa que os atendimentos ao público nas unidades do SIMM, além dos serviços da Central de Licenciamento de eventos (CLE) e Centro do Empreendedor Municipal CEM, sediados no mesmo prédio, foram suspensos a partir desta quinta-feira (19) em função da pandemia do Covid-19 (Coronavírus). Na última quarta, o serviço foi prestado normalmente até as 12h, com distribuição máxima de 50 (cinquenta) fichas ao público que procuraram os postos por vagas de emprego. A suspensão das atividades ficará em vigor até o dia 03 de abril, podendo ter o período prorrogado, caso seja necessário.

Inicialmente, a redução do atendimento nos postos do SIMM seguiu as orientações do decreto municipal de nº 32.249/2020, do dia 14/03/2020, o qual limita a, no máximo, 500 (quinhentas) pessoas por dia, de todos os órgãos e entidades integrantes da Administração Pública Municipal Direta e Indireta que realizarem atividades de atendimento ao público, ressalvados os serviços essenciais de saúde (art. 7º). A contenção das fichas teve início na segunda-feira (16/03), obedecendo a vigência do decreto.

No dia seguinte (17), devido à rápida proliferação do Covid-19 na capital, o atendimento ainda foi reduzido para 450 (quatrocentos e cinquenta) pessoas por dia, sendo 430 (quatrocentos e trinta) para o SIMM e 20 (vinte) para o Centro do Empreendedor Municipal (CEM). Já na última quarta-feira (18), essa quantidade caiu para 50 (cinquenta), devido à nova restrição da autoridade competente, a qual proibiu toda e qualquer reunião com mais de 50 pessoas, a fim de evitar aglomerações e, consequentemente, a propagação do vírus na capital baiana.

Por fim, o atendimento foi suspenso até o dia 03 de abril em função do Estado de Emergência de Saúde Pública do município de Salvador. A medida visa, unicamente, evitar a proliferação do Covid-19 tanto entre os servidores do SIMM quanto dos próprios cidadãos que seguem em busca de inserção no mercado de trabalho, através das vagas de emprego oferecidas pelos postos, em parceria com indústrias e empresas colaboradoras.

Apesar de o período para retorno já estabelecido, o SIMM deverá seguir as recomendações das autoridades competentes, para evitar maior proliferação do Coronavírus.

FONTE: Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal do Trabalho, Esportes e Lazer